IDEAS REFLEXIONES
 

BRASIL. A importância da capacitação de fiscais de contratos sob a luz da educação corporativa: a transformação do aluno em servidor protagonista

Por Sílvia Maria VITORINO.


     Uma realidade cada vez mais tecnológica exige de quaisquer profissionais competências modernas, necessidade constante de aprimoramento e aquisição de novas aprendizagens. Na administração pública isso não é diferente. A eficiência e a eficácia no trabalho passam pelo preparo, através da capacitação. O aluno-servidor público capacitado é o ator que vai impulsionar um serviço público prestado com qualidade. Este trabalho justifica-se por atender às necessidades da Administração Pública, além do interesse público. Nesse prisma o objeto desse estudo trata-se da capacitação de servidores públicos designados como fiscais de contratos de serviços terceirizados. Contemplou pesquisa básica, com objetivo exploratório e descritivo, cuja base metodológica foi à revisão bibliográfica. De natureza qualitativa. Aplicaram-se em sala, aulas dialogadas, com apresentação de slides, mapas conceituais, quadros sintetizados, publicações e estudos de casos concretos. Como resultado apontou que os gestores e fiscais ao submeterem ao processo de capacitação contínua possuirão capacitação técnica adequada para cumprir suas atribuições, mesmo que estejam sobrecarregados e serem adequadamente executores de funções conforme prega a legislação. Considera-se que a capacitação possibilita a inserção social e aproxima cada vez mais de oportunidades e resultados das competências adquiridas, além de possibilitar ao gestor/fiscal cumprir na íntegra o objeto que foi contratado. Aluno-Servidor capacitados são profissionais motivados. E a motivação é um fator relevante, porque induz a novos comportamentos com mais intensidade e persistência ao longo do tempo no desempenho da função, a vida ganha outra dimensão quando a pessoa se sente capaz, útil e necessária.

[Leer/Imprimir este Articulo]  [Estadistica]  [Comentarios]



  ESTADÍSTICA DEL ARTÍCULO:

• Referencia bibliográfica: Vitorino, S. (2020). BRASIL. A importância da capacitação de fiscais de contratos sob a luz da educação corporativa: a transformação do aluno em servidor protagonista. Aularia, 9(1). pp: 15-18.

• Recepcionado el: 04 de marzo de 2019
• Admitido definitivamente el: 08 de junio de 2019
• Publicado el: 16 de julio de 2019

• Metatags de referencia: Capacitação - Fiscalização de Contratos - Competência - Aprendizagem -
• Lecturas del artículo: 39

[Leer/Imprimir este Articulo] 



  COMENTARIOS DE LOS LECTORES Y LECTORAS A ESTE ARTÍCULO:

• Enviar un Comentario sobre este Artículo. (Comentar)
• Número de Comentarios hechos a este Artículo: 0.




      COMENTAR ESTE ARTICULO O REPLICAR A OTRO COMENTARIO ANTERIOR:
      Este Foro de Comentarios está sujeto a Moderador. De manera que se controlarán y filtrarán todos los comentarios enviados, y serán autorizados y publicados, o no, con la única finalidad de guardar la línea de libertad, tolerancia, respeto y buenas formas que una revista educativa como ésta debe mantener. El nombre del autor o autora de cada Comentario se solicita sólo como referencia para posibles réplicas de otros Lectores, por lo que puede muy bien ser un alias. Gracias por participar.


ARTÍCULO: «BRASIL. A importância da capacitação de fiscais de contratos sob a luz da educação corporativa: a transformação do aluno em servidor protagonista»
DE: «Sílvia Maria VITORINO»

Nombre o Alias (*)
(*) Campos obligatorios
Comentario (*)
600 caracteres como máximo
Le quedan caracteres.

Captcha
Copie aquí la cadena de caracteres anterior:

   

 

  



















Revista Aularia. El país de las aulas
ISSN: 2253-7937
Grupo Comunicar. Andalucía (España).

© 1987 - 2019 . Reservados todos los derechos.
Contenido, diseño y programación.
 

Ir a Twitter
Ir a Twitter