IDEAS REFLEXIONES
 

Brasil. O subsistema de recursos humanos em uma universidade particular: potencialidades e desafios sob a luz da gestão de pessoas

Por João Batista BORGES MACHADO et al..


     Este trabalho contínuo e em aperfeiçoamento tem como escopo conhecer o gerenciamento de pessoas da universidade x e suas implicações no desenvolvimento da instituição, tendo como aporte o subsistema de recursos humanos. Realizado no período de janeiro a julho de 2018. A gestão de pessoas (GP) é sem dúvida um agente transformador do capital intelectual, quando bem orientada trata-se de mecanismo que favorece aproximar o realizado do planejado (CHIAVENATO,2002). Porque a Universidade x preocupa-se tanto com o desenvolvimento de seus funcionários, porém tem investido tão pouco em seu treinamento? trata-se da questão que norteou o desenvolvimento deste estudo. Conhecer como tem sido realizado e aplicado o subsistema de recursos humanos na unidade é o objetivo geral deste trabalho. E para responder adequadamente ao problema de pesquisa e ainda atingir os objetivos pretendidos, buscou-se desenvolver pesquisa aplicada, com objetivo exploratório e descritivo, a base metodológica foi à revisão bibliográfica, utilizou-se de autores renomados na área, como FLEURY (2002), MASCARENHAS (2008), VERGARA (2000); dentre outros, focaliza-se na abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados foi realizada por investigação semi-estruturada, utilizou-se de questionário com perguntas abertas e fechadas, trabalho in loco. Os achados demonstraram que existe uma incongruência de valores na instituição, pois na medida em que é investido pouco treinamento em seus servidores, estes tem entregado serviços de qualidade e contribuído de forma incisiva para fortalecer a imagem da instituição, além de alavancar o prestígio da marca na cidade e arredores. Como considerações finais pode-se afirmar que a gestão de pessoas, deve ser tratada de forma mais séria, visando não só qualidade dos serviços prestados, redução de custos, mas especificamente contribuir com o treinamento e desenvolvimento de seus servidores, que demonstraram na pesquisa serem extremamente comprometidos com a meta institucional, que é de ofertar um serviço de qualidade e a transformação de alunos em profissionais de excelência. Conclui-se que treinar seus talentos humanos trata-se de um desafio, administrar o comportamento humano e interno é uma questão potencializadora para o capital intelectual.

[Leer/Imprimir este Articulo]  [Estadistica] 



  ESTADÍSTICA DEL ARTÍCULO:

• Referencia bibliográfica: Borges Machado , J. et al. (2019). Brasil. O subsistema de recursos humanos em uma universidade particular: potencialidades e desafios sob a luz da gestão de pessoas. Aularia, 8(2). pp: 13-20.

• Recepcionado el: 05 de junio de 2018
• Admitido definitivamente el: 05 de noviembre de 2018
• Publicado el: 30 de enero de 2019

• Metatags de referencia: Recursos Humanos. Gestão de Pessoas. Desenvolvimento. Capital Intelectual -
• Lecturas del artículo: 218

[Leer/Imprimir este Articulo] 



 

  





















Revista Aularia. El país de las aulas
ISSN: 2253-7937
Grupo Comunicar. Andalucía (España).

© 1987 - 2019 . Reservados todos los derechos.
Contenido, diseño y programación.
 

Ir a Twitter
Ir a Twitter